Titanic – 100 anos

Foi-se em plena Alemanha Nazista de Hitler, em 1943, que ocorreu a primeira filmagem da lenda dos mares: Titanic. A versão desapareceu antes mesmo da estreia. Mas em 1949, o negativo das imagens foi misteriosamente redescoberto, restaurado e colocado a disposição dos espectadores. Em 1953 foram os britânicos, que fizeram um remake da história. Porém o grande trunfo ficou com os hollywoodianos. O longa metragem de James Cameron arrebatou 1 bilhão e 800 milhões de dólares em todo o mundo. O filme sé foi superado em faturamento, por outra obra do mesmo diretor, Avatar, que somou 2 bilhões e 800 milhões de dólares. O filme também se superou no quesito premiação. Ao lado de Bem-Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, que formam a tríade cinematográfica, que conquistaram 11 estatuetas do Oscar. Agora em 2012, a história real do navio, enorme para os padrões da época, cujos engenheiros diziam impossível de se afundar,  e naufragou na primeira viagem, completa 100 anos.
O mercado do entretenimento já se movimentou, para faturar em cima do acontecido, que aniquilou com 1522 vidas. O canal a cabo NatGeo Brasil, estreia no dia 17 de abril a minissérie Titanic. A produção de Julian Fellowes se dedica a retratar em primeiro plano a separação de classes sociais, que existiam de um modo mais acentuado naquela época. A produção em exibição de ITV1 já foi comercializada com mais de 20 países.  O canal ainda irá incrementar a programação com outros documentários: 100 de Anos de Titanic, Titanic: o Legado e Titanic, a Verdadeira História. Itália e Irlanda co-produziram Titanic: Blood and Steel, que narra à história da construção do navio, com data de estreia no dia 08 de abril. No entanto vem de James Cameron o mais ousado dos projetos. Dar a Titanic os efeitos gráficos 3D. O re-lançamento do longa mais falado da história do cinema, não contou com a presença de Leonardo DiCaprio. O ator que na época estava com 21 anos, teve a carreira escalada em nível internacional pela produção. No entanto o moço teve dificuldades em desassociar sua imagem. Hoje 15 após a produção, DiCaprio conquistou o seu espaço, com papeis maduros e de grande versatilidade interpretativa.
Nos canais abertos do Brasil, poderemos contar com matérias jornalísticas. O Fantástico da Rede Globo exibe neste domingo (7) um nicho do assunto. O filme campeão de bilheteria faz parte do catalogo da Record. Já a versão de 53 está à disposição do SBT. Mas vamos aguardar como nossas emissoras irão se posicionar mediante a rentável história.
O ADTV quer saber: qual a sua opinião sobre o Titanic? Comente!

Comentar sobre