Reprise de ‘Caminhos do Coração’ não vingou na audiência

0
516
Caminhos do Coração
Caminhos do Coração (Foto: Reprodução).

Perto do final, previsto para o dia 10 de abril, a reprise da novela “Caminhos do Coração” da Record TV tem um saldo negativo no quesito audiência. Com 258 capítulos exibidos, a trama de Tiago Santiago acumula uma média de 5,3 pontos no Ibope da Grande São Paulo, distante da meta de 7 pontos.

Durante toda sua exibição, a reprise oscilou entre 4 e 6 pontos nos melhores dias. Sua antecessora na faixa das 16h era “Essas Mulheres” de Marcílio Moraes e Rosane Lima, fechou com 5,5 de média, e frequentemente chegada aos 7.

Cássio Ramos
Cássio Ramos antes e depois da novela (Foto: Reprodução/Instagram/TV Record).

Mesmo com o saldo abaixo do esperado, tudo indica que a emissora irá reprisar as duas temporadas que dão sequência à Caminhos do Coração, “Os Mutantes” e “Promessas de Amor”, porém nada é confirmado.

Caminhos do Coração foi um fenômeno de audiência em sua exibição original, entre 2007 e 2008, ameaçando a liderança da Globo. Em alguns dias a trama ameaçou o Jornal Nacional, depois em novo horário, fez história ao ser líder por alguns minutos contra um jogo de futebol. O ápice foi no dia 02 de junho de 2008, a Globo estreava nesse dia sua nova novela das 8 “A Favorita”, e para barrar a audiência da trama global, a Record exibiu nesse dia o último capítulo de Caminhos do Coração, e conseguiu fazer com que a Vênus Platinada amargasse a pior audiência de uma estreia de novela nesse horário: 35 pontos,  enquanto o último capítulo de ‘Caminhos’ conseguiu alcançar incríveis 23 pontos de média, com picos mais incríveis ainda de 27 pontos.

+ Audiência de Fina Estampa mostra que a Globo acertou na escolha

Nas redes sociais, a reprise faz bastante sucesso, e frequentemente entra nos Trendings Topics do Twitter, algo esperado, devido a alta repercussão que a trama tem entre o público jovem.

Alguns motivos que poderiam explicar os índices de audiência abaixo do esperado são:

  • O horário – a novela é exibida em um horário em que o público que assiste TV basicamente são as donas de casa, não acostumadas a ver lobisomens e vampiros as 4 da tarde.
  • Concorrência forte – a Globo vai muito bem nesse horário. Caminhos do Coração compete com o bloco final da Sessão da Tarde e o início do Vale a Pena Ver de Novo. Durante o período de exibição de ‘Caminhos’ a emissora carioca exibiu dois grandes sucessos no ‘Vale a Pena’: Por Amor e Avenida Brasil, que sempre estiveram perto dos 20 pontos. A reprise também não conseguiu manter a vice-liderança conta o Sbt e dificilmente conseguiu ultrapassar os momentos finais do “Fofocalizando” e o “Casos de Família”, programa com forte apelo popular. 

Caminhos do Coração chega ao final de sua reprise com índices aquém do esperado.  Não foi um fracasso, mas decepcionou. As temporadas seguintes tiveram números inferiores na exibição original. Será que vai acontecer o mesmo na reprise?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*

code