Poder em Foco – 16/05/2021: Com Wellington Dias

0
14
Poder em Foco (Foto: Reprodução).

Poder em Foco desta semana recebe o governador do Piauí e presidente do Fórum dos Governadores e do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT). O petista fala sobre os entraves para a importação da vacina russa Sputnik V, já comprada por governadores, sobre o posicionamento dos dirigentes estaduais na pandemia, a CPI da Covid-19 no Senado e, também, sobre a corrida presidencial de 2022.

Wellington Dias diz acreditar na aprovação da Sputnik V pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, sobretudo após a entrega, nos últimos dias, de documentos solicitados pela agência para a comprovação da segurança e eficácia do imunizante.

O governador lamenta a ausência de uma coordenação nacional, que acabou fazendo com que governadores e prefeitos tivessem que tomar frente no que diz respeito a medidas de combate ao vírus, incluindo a negociação e compra de vacinas. Segundo Dias, se o governo federal tivesse atuado de forma conjunta com estados e municípios, muitas mortes poderiam ter sido evitadas.

Wellington ainda aborda as eleições e fala sobre a possibilidade de o pleito de 2022 ser o mais importante da história, uma vez que exigirá do presidente eleito um governo de reconstrução do país pós pandemia da Covid-19.

Perfil

Wellington Dias está no quarto mandato como governador do Piauí. Já foi deputado estadual, federal e senador pelo mesmo estado. Atualmente, é o presidente do Fórum dos Governadores e do Consórcio Nordeste, entidade que agrupa os nove estados nordestinos a fim de elaborar e executar políticas públicas em conjunto na região.