Poder em Foco – 04/04/2021: Leonardo Euler, presidente da Anatel

0
24
Poder em Foco (Foto: Reprodução).

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, é o entrevistado do Poder em Foco, neste domingo (04), no SBT. Ele fala da chegada da rede de 5G no país e do impulsionamento da internet das coisas. “A nova tecnologia vai mudar não só a vida das pessoas, mas toda a sociedade e a cadeia produtiva”, afirma.

Leonardo lembra a evolução das conexões no país, com as chegadas inicialmente do 2G, depois 3G, 4G, e agora a expectativa para o leilão do 5G a ser realizado ainda neste ano no Brasil. “No começo o foco era ligar as pessoas, depois transmitir dados, ter mais velocidade, agora é a conexão das máquinas. Muitos acreditam ser a quarta revolução industrial“, detalha.

Na conversa com a jornalista Roseann Kennedy, o presidente da Anatel explica os critérios que nortearam o edital do leilão, aborda a importância de aproveitar essa concessão para fazer política social e interligar até os locais mais remotos. A preocupação com a segurança cibernética no mundo inteiro é outro tema em pauta.

O edital para o leilão do 5G está em análise no Tribunal de Contas da União. O governo espera realizá-lo em junho. “É um prazo factível. Mas, no mais tardar até agosto“, informa.

Leonardo Euler fala ainda sobre o processo de venda da Oi, das reclamações feitas pelos usuários das telefônicas no Brasil e comemora a aplicação do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta. A medida tem sido usada para punir empresas, substituindo multas e longas brigas judiciais por exigências para ampliar o serviço com qualidade no país.

Perfil
Leonardo Euler é economista e funcionário de carreira da Anatel. Entrou para a agência no primeiro concurso, em 2005. Já foi assessor de conselheiros, gerente de acompanhamento econômico e chefe da assessoria técnica.

Poder em Foco
Poder em Foco vai ao ar na madrugada deste domingo (04) para segunda, 00h45, no SBT. É apresentado pela jornalista Roseann Kennedy que, semanalmente, recebe uma personalidade do ambiente do poder para tratar importantes assuntos da pauta nacional.