Poder em Foco – 02/05/2021: Entrevista com Meiruze Freitas, diretora da Anvisa

0
18
Poder em Foco (Foto: Reprodução).

Poder em Foco desta semana recebe a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze Freitas. Responsável pela área que avalia os registros das vacinas contra a Covid-19, ela fala sobre a negativa para a importação do imunizante russo Sputnik V, aborda a eficácia e segurança de vacinas que já estão sendo usadas no Brasil e avalia decisões do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal que comprometem o trabalho realizado pela agência.

Meiruze Freitas diz que a Anvisa tem se esforçado para analisar da forma mais rápida possível os pedidos de uso emergencial de vacinas no país, sobretudo aquelas que já foram compradas pelo Ministério da Saúde e por estados e municípios, como a russa Sputnik V e a indiana Covaxin.

A diretora também deixa claro que as duas vacinas que já estão sendo aplicadas em pessoas do grupo prioritário, Oxford/Astrazeneca e Coronavac, são seguras e eficazes. E faz um apelo para que as pessoas confiem no trabalho da Anvisa, cuidem de si e dos outros, já que ainda não é possível prever quando a pandemia chegará ao fim.