Maio entre os canais infantis: Discovery Kids continua na liderança entre segmento infantil

33
discovery
Discovery Kids na liderança (Foto: Reprodução)

Continuando com a série iniciada em abril, para os leitores do ADTV que gostam de dados de audiência, vamos falar sobre os números de maio entre os canais segmentados, com os dados  do Painel Nacional de Televisão (PNT) da Kantar Ibope, principal referência do mercado, com fontes conseguidas no mercado.

A liderança no segmento infantil continua com a DISCOVERY KIDS, casa da Pepa Pig e da Luna, que entrou no Top Tem do mês, com 0,16 de média, ficam em décimo lugar. A emissora pulou duas posições em relação ao mês de abril, em que estava em décimo segundo lugar.

O segundo lugar do segmento ficou com o CARTOON NETWORK, com 0,14 de média e no decimo sexto lugar geral. Entre as principais atrações do canal estão os desenhos Jovens Titãs em Ação, sucesso entre crianças e adultos, a nova versão de Ben 10, e O Incrível Mundo de Gumball, uma animação que na primeira vista pode não agradar a todos, mas que merece uma atenção especial por ser bem divertida também para os adultos.

Logo na sequencia, vem o GLOOB, canal infantil das organizações Globo e casa do fenômeno Lady Bug e do Cat Noir, com 0,14 de média e decimo sétimo lugar no geral.

Enquanto o CARTOON caiu uma posição em relação a abril, o GLOOB subiu cinco posições nesses 30 dias. A diferença entre os lideres é bem pequena, em uma briga bem acirrada.

Os três principais canais do gênero abriram uma boa vantagem para o quarto lugar do segmento, que ficou com o NICKLODEON, que está em trigésimo sexto lugar no geral com 0,06 de média, seguido de perto pelo BOOMERANG em quadragésimo com 0,05. Os dois canais praticamente mantiveram os números de abril. O NICK JR teve 0,04 de média e fechou em quadragésimo oitavo lugar.

O primeiro canal infantil do grupo Disney, outrora uma potencia no segmento, aparece apenas em um distante quinquagésimo oitavo lugar, com apenas 0,03 de média, seguido pelo outro canal infantil do grupo, o DISNEY JR que, com 0,02 de média ficou em sexagésimo quinto lugar. O DISNEY XD, terceiro canal da empresa, fechou maio em octogésimo lugar, com 0,01 de média.  Para um grupo que ficou famoso pelas animações, é uma posição muito complicada ficar na lanterna com todos os seus canais infantis. O grupo pode estar focando forte apenas no streaming, com sua plataforma Disney Plus, mas parece cedo para abandonar a plataforma PayTV ainda.

Para não dizer que fui injusto com a casa do Mickey, a lanterna entre os infantis na verdade fica com o NAT GEO KIDS, com traço, na nonagésima posição.