Após ignorar álbum de The Weeknd, Grammy elimina ‘comitês secretos’ e anuncia mudanças

Academia promove mudanças no processo de votação após a controvérsias em torno dos Comitês de Revisão de Nomeações

0
39
Gramofones são os troféus do Grammy (Reprodução/Internet)
Gramofones são os troféus do Grammy (Reprodução/Internet)

Após virar alvo de críticas de vários setores da indústria musical, a Academia anunciou na sexta-feira (30) uma série de mudanças no processo de votação do Grammy Awards, incluindo a eliminação dos polêmicos “comitês secretos”.

A polêmica em torno dos comitês secretos – grupos de membros votantes anônimos que decidem as nomeações em gêneros importantes como rock, rap e dance music – começou com o afastamento da ex-CEO Deborah Dugan, que fez sérias acusações à Academia após sua demissão.

Dugan alegou que o processo processo de votação do Grammy é corrupto, apontando particularmente para casos em que “membros do conselho [de curadores] e os comitês secretos escolheram artistas com os quais eles têm relações pessoais ou comerciais.”

+ Pabllo Vittar revela que casamento foi jogada de marketing para música nova

Academia promoveu mudanças após criticas de artistas como The Weeknd

Mesmo tendo um álbum aclamado pelo público e pela crítica, The Weeknd foi ignorado pelo Grammy 2021 (Reprodução/Internet)
Mesmo tendo um álbum aclamado pelo público e pela crítica, The Weeknd foi ignorado pelo Grammy 2021 (Reprodução/Internet)

+ Bille Eilish anuncia ‘Happier Than Ever, seu segundo álbum

Depois que The Weeknd não recebeu nenhuma indicação na premiação mais recente do Grammy, mesmo tendo um álbum extremamente bem sucedido (After Hours) como favorito para vencer as principais categorias, o cantor fez duras críticas à Academia. “O Grammy continua corrompido. Vocês devem transparência a mim, aos meus fãs e à indústria …”, tuitou o artista em novembro do ano passado.

Em março desse ano, The Weeknd voltou a falar sobre o assunto e acrescentou no Twitter: “Por causa dos comitês secretos, não permitirei mais que minha gravadora envie minha música para o Grammy”.

Em resposta à controvérsia, a Academia anunciou que as categorias decididas pelos Comitês de Revisão de Nomeações (“15-30 experts altamente qualificados em determinado gênero musical, que votam nas categorias que representam) serão agora determinadas por uma maioria dos membros votantes.

Além disso, a Recording Academy anunciou um par de novas categorias de Grammy – Melhor Performance Global de Música e Melhor Álbum de Música Urbana – além de estender o prazo de elegibilidade para a premiação de 2022 por um mais um mês, até 30 de setembro de 2021. Todas as alterações anunciadas na sexta-feira passam a valer já no 64ª edição da premiação, marcada para 31 de janeiro de 2022.

Anitta mostra suas raízes ao mundo em ‘Girl From Rio’

SIGA O ADTV NAS REDES

Quer acompanhar tudo sobre Famosos, Notícias da TV, Audiência da TV, Mundo Pop, Futebol, EsportesMMA, Streaming, Programação de TV, Novelas e mais? Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram, ou Google News! Ou procure digitando nos resultados de busca por: ADTV!