MUNDO REAL ULTRAPASSOU FUTURO NA TV

tcm.jpg

Assistir ao canal TCM é denunciar sua idade e, sem dúvida nenhuma, uma ótima oportunidade para conferir séries e filmes produzidos numa época em que a qualidade ainda era o grande atrativo para se conquistar audiência. Para quem já passou dos 35 anos, o canal é um prato cheio com “O Incrível Huck”, “As Panteras”, “Galactica – Astronave de Combate”, “O Agente 86”, “Dallas”, “Esquadrão Classe A” e “A Mulher Maravilha”. E vamos parar por aqui, porque a lista é muito maior.
Mais do que recordar a infância, rever essas séries é constatar que muitas coisas mudaram na TV, mas a base dos roteiros permanece. É possível identificar elementos desses trabalhos de décadas passadas nos atuais “Lost”, “House”, “Desperate Housewife, etc. A tecnologia mudou, as possibilidades são maiores, os efeitos mais reais, mas parece que a magia ficou no passado. Um bom exemplo é “Galactica – Astronave de Combate” com seus efeitos que hoje merecem boas gargalhadas porque mostram papel laminado nos olhos dos monstros de outros planetas, uma tela de TV no futuro com interferências, tiros de laser com som de Atari. Quanta coisa mudou no mundo real. Fomos para outro caminho, passamos do futuro que a TV mostrava e, por isso mesmo, aquele tempo que estava à frente do nosso ainda é fascinante.
Se você tem menos de 35 anos e já viu na TV produções mais avançadas, dê uma olhada nos clássicos. Garanto que vale a pena porque é uma verdadeira aula de coisa boa e, os episódios, até mesmo os mais violentos, apontam para dias melhores.

por José Armando Vannucci

Comentar sobre