O universo dos vinhos na Internet

0
43
blank
Vinhos tem crescido bastante nos hábitos dos Brasileiros (Foto: Reprodução)

Assim como outros diversos setores, a indústria de vinhos não conseguiu escapar das transformações introduzidas no mercado pelos avanços da tecnologia. E não estamos falando apenas dos aspectos relacionados à produção, mas também da forma de se relacionar com os amantes da bebida, afinal há um universo dedicado aos vinhos na internet à apenas um clique de distância!

Indo além de anúncios em sites e redes sociais, e a já tradicional distribuição de cupons e promoções, esse espaço na web proporciona a democratização do vinho, que ainda carrega o estigma de não ser uma bebida para qualquer um. A facilidade de encontrar informações, dicas e curiosidades sobre vinhos na internet permite que aquela pessoa, que só toma uma tacinha de vez em quando, mergulhe e se apaixone por todas as possibilidades que essa bebida tem a oferecer.

Conteúdos de vinhos na internet

É justamente na extensividade de abordagens a serem desenvolvidas e compartilhadas que muitos enólogos, sommeliers e blogueiros encontram sua plataforma, dedicando-se a criação de conteúdos focados exclusivamente em vinho. Esse é o caso do Vinholando, um blog enófilo, produzido por profissionais com formação em diferentes áreas, unidos pela paixão e apreciação de bons vinhos.

Com um catálogo de conteúdos variados, o blog consegue interagir com os leitores interessados em aspectos mais técnicos da bebida, como as diferenças entre vinho fino e de mesa, sem deixar de lado aqueles que ainda estão entrando no universo dos vinhos, com dicas de harmonização, escolha de rótulos e curiosidades sobre a bebida.

A união da excentricidade de assuntos abordados e uso de uma linguagem simplificada, acessível e direta, tornam o vinho mais atrativos e simples, tanto para o público que já o consome, quanto para a nova geração, que enxerga o vinho como bebida tradicional e careta demais para ser consumida.

E-commerce de vinhos

A disseminação de conhecimento sobre vinhos na internet, apesar de poder ser focada no estreitamento da relação entre consumidores e produtores, também tem se provado importante no âmbito mercadológico, principalmente em tempos de crise como os que estamos vivendo.

Isso porque o estreitamento desses laços, além de introduzir o público a uma vastidão de rótulos disponíveis, evidencia as possibilidades e facilidades de compra nos cada vez mais populares sites e clubes de vinhos.

Durante o primeiro ano de pandemia, essa relevância se consolidou no expressivo, e inesperado, aumento de 12% nas vendas de vinho no período de janeiro a maio. Com o retorno das medidas restritivas mais rígidas, a tendência é que, ao passar mais tempo em casa, a população busque novas formas de consumir itens relacionados ao entretenimento e lazer, como as bebidas e, em especial, o vinho.