Exclusivo: SporTV mantém liderança e boa audiência entre os canais de esporte em Abril

0
30
sportv
SporTV garante liderança no mercado de canais esportivos (Foto: Reprodução)

O mês de Abril terminou e as emissoras de TV, com os números na mão, começam a fazer as contas e repensar as estratégias de programação. Enquanto nas grandes redes o cenário não muda, com a Globo liderando tranquilamente, seguida por Record TV, SBT e Band, nas emissoras segmentadas a disputa é mais acirrada.

Vamos fazer uma sequência com três matérias sobre a audiência dos canais segmentados, (jornalismo, infantil e esportivo) com uma avaliação da média de audiência esse ano, usando como base o PNT da Kantar Ibope, principal parâmetro para essa avalição. O ADTV conseguiu esses dados com fontes do mercado, pois a empresa não libera essa informação por causa de normas contratuais

SporTV garante liderança isolada

O SporTV manteve a liderança do segmento, com 0,13 de média e 0,35 de share, e em décimo nono lugar no ranking geral. Em relação ao mês anterior, o canal subiu uma posição e aumentou sua média, que foi de 0,12 em março.

Mesmo sendo sucateado pelo grupo Disney e cheio de reprises, o canal Fox Sports ficou na segunda posição, impulsionado pelos jogos da Libertadores, com 0,08 de média e 0,22 de share. No ranking geral, ele ocupa o vigésimo quinto lugar. Foi um salto em relação ao mês de março, em que o canal ficou em quadragésimo nono lugar, com 0,04 de média. A volta do principal campeonato de futebol das Américas, que são exibidos prioritariamente neste canal, deram um belo impulso na audiência dele em abril.

O principal canal esportivo da Disney ficou em terceiro lugar no segmento e vigésimo sexto no geral, com 0,08 de média e 0,21 de share. Em março, o canal eram o quadragésimo lugar, com 0,05 de média, e chegou a perder até para o SporTV 2 naquele mês.

Falando em SporTV 2, o segundo canal esportivo do grupo Globo ficou na sequência, com 0,04 de média e 0,11 de share, em quadragésimo quinto lugar no ranking geral. Depois SporTV 3, com 0,02 e 0,06 de média e share, mesmo números da ESPN. No ranking geral esses canais estão em sexagésimo terceiro e sexagésimo quinto lugares.

Fechando o ranking dos canais esportivos, temos BandSports em octogésimo segundo lugar com 0,01 de média e 0,02 de share. ESPN 2 ficou na lanterna entre os canais esportivos, com os mesmos números do BandSports.

Como curiosidade, quando os números de média e share são iguais, o critério usado para desempate é o número de pessoal alcançadas, conhecido como números absoluto.