Análise: ‘Gênesis’ pode ser considerada uma ameaça para a Globo?

Novela da Record vem tendo alta audiência, Globo já deve se preocupar?

0
268
Carlo Porto como Adão em Gênesis (Imagem: Reprodução/Internet).

 Na semana passada a Record TV estreou com grande alarde a sua superprodução Gênesis que é uma grande aposta da emissora para repetir o êxito de Os Dez Mandamentos, grande sucesso que chegou a liderar contra a novela das 9 da Globo (na época A Regra do Jogo). Com dados de audiência de 3 capítulos exibidos, a média da trama bíblica é de 16 pontos, a maior mesmo desde 2015. Mas em virtude desse sucesso, a Globo já deve acender o sinal vermelho? Será que teremos um repeteco do que aconteceu há 6 anos? É isso que vamos analisar agora!

O recorde de Gênesis é de 16,2 pontos. Nos 3 primeiros capítulos foi possível perceber que ela fidelizou público e mais: tirou público da concorrência. Na Grande São Paulo (que é o que importa para o mercado publicitário) a liderança do Jornal Nacional e de A Força do Querer não foi ameaçada, apesar de a diferença entre a trama da Record e jornalístico da Globo ter sido consideravelmente pequena. No entanto em outras capitais a coisa foi diferente. Em Belém Gênesis venceu o Jornal duas vezes, porém contra a reprise de A Força do Querer a bíblica não teve chance e acabou caindo no horário de confronto. Em Salvador, na última quinta (21) a novela da emissora de Edir Macedo ficou na liderança isolada, vencendo o JN de 22,3 a 20,5 pontos. Já contra a novela das 9, o número foi de 23,3 contra 22,3 pontos.

Em Goiânia (praça onde a Globo tem dificuldade em manter a liderança há a anos) Gênesis também liderou de forma isolada: 21,5 contra 19,3 do Jornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos e 23,8 a 18,5 contra a reprise da novela de Glória Perez.

Audiência de TV
Juliana Boller viveu Eva na primeira fase de “Gênesis” (Foto: Reprodução/Internet).

+ Terceiro capítulo de Gênesis continua subindo na audiência, 21/01

Diante destes números já é possível chegar a uma conclusão: Gênesis representa sim uma ameaça. Enquanto os números estiverem confortáveis em SP, a Vênus Platinada dificilmente vai realizar mudanças na grade ou fazer aquelas chamadas maciças para recuperar público, como ocorreu com Babilônia e A Regra do Jogo. Vale ressaltar que a novela bíblica terá várias fases, a primeira terminou quinta-feira, ela retratava a história de Adão e Eva e o Jardim do Éden. Talvez os números caiam um pouco com as novas fases. A atual é a da Arca de Noé.

A Globo já tem algumas cartas na manga. A primeira delas é a própria edição especial de A Força do Querer que já demonstrou ser boa no combate conseguindo diminuir os números da concorrente durante os embates. A partir desta segunda o Jornal Nacional tende a terminar mais cedo, o que dificultará mais ainda o Ibope de Gênesis.

A segunda carta da dona Globo estreia hoje: O BBB21. A espera pelo reality faz com que um número maior de televisores sintonizem na Globo, e obviamente diminuindo o número das concorrentes. O programa ainda é de certa forma um pretexto para adiantar a grade e barrar a trama bíblica.

Se nada disso funcionar vem a última cartada: A volta das novelas inéditas. Gênesis é no momento a única novela inédita no ar, e isso é uma vantagem enorme principalmente contra ‘A Força’ que por ser uma reprise muito recente acabou sofrendo na audiência. Porém em março a fase final de Salve-se Quem Puder, trama das 7, e Amor de Mãe, a das 9, voltam à grade da TV Globo e devem turbinar os índices da emissora carioca e manter a concorrência bem distante da liderança.

É difícil estabelecer uma resposta, pois tem muita água para rolar. Gênesis tem potencial, é uma superprodução mesmo que com erros e vícios da emissora em querer doutrinar o público. Se ela será uma Os Dez Mandamentos 2.0, ainda não sabemos. O que se sabe é que desta vez a Globo está mais bem munida do que em 2015 e a briga promete ser grande. Atentos!

Quer acompanhar tudo sobre Famosos, Notícias da TV, Audiência da TV, Mundo Pop, Futebol, Esportes, MMA, Streaming, Programação de TV, Novelas e mais? Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram, ou Google News! Ou procure digitando nos resultados de busca por: ADTV!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui