16 clubes da série A assinam manisfesto favorável a MP dos direitos de transmissão. Afinal isso é bom ou ruim para os clubes?

Apenas Grêmio, Botafogo, Fluminense e São Paulo foram contrários

0
89

A MP do futebol, ou medida provisória dos direitos de transmissão futebolísticos vem dando o que falar. A medida foi assinada pelo presidente Bolsonaro a pedido do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. O epicentro dessa MP é uma guerra que está sendo travada contra a Globo, o time carioca queria mais dinheiro da emissora para vender seus direitos de transmissão do carioca, a ”vênus platinada” não aceitou pagar e começou o litígio entre ambas as partes.

Na tarde desta quinta-feira 16/07/2020 dezenas de clubes brasileiros assinaram um manifesto favorável a que essa medida provisória torne-se lei. Os únicos que não se manifestaram a favor foi o Grêmio, o Botafogo, o Fluminense e o São Paulo.

Vasco: Spartak Moscow tem interesse em jogador do cruzmaltino

Basicamente o que os clubes pleiteiam é que a posse da transmissão seja do mandante da partida, no modelo em vigência os dois times (mandante e visitante) são donos da transmissão, caso o clube mandante tenha contrato com emissora A e o clube visitante tenha contrato com emissora B a partida não pode ser transmitida por nenhum dos dois lados.

Os clubes que foram favoráveis alegam que a medida provisória se tornando lei os clubes poderam lucrar mais com a transmissão das partidas e consequentemente fortalecer o futebol brasileiro gerando mais renda, mais empregos e segurando por mais tempo os craques sem a necessidade de vendê-los para fora do país.

Alguns especialistas divergem em relação a isso, o ex diretor jurídico do Vasco, Doutor Leonardo Rodrigues em contato a reportagem se posicionou contrário, com a seguinte alegação: ”Sou contra. É preciso aproveitar a oportunidade que a MP abriu para emendá-la e tentar emplacar a criação de ligas, com o direito de arena pertencentes à elas mediante regra minimamente paritária. Isso corrigiria o desvio de perspectiva e fortaleceria o futebol.”

Em via de regra caso a MP vire lei esse novo modelo só entraria em vigor a partir de 2024, que é quando o contrato com a globo se expira.

Quer acompanhar tudo sobre Famosos, Notícias da TV, Audiência da TV, Mundo Pop, Futebol, Esportes, MMA, Streaming, Programação de TV, Novelas e mais? Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram, ou Google News! Ou procure digitando nos resultados de busca por: ADTV!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*

code